Menos é mais – o projeto Capsule Wardrobe

Desapego, esse parece ser o grande segredo de uma vida feliz e tranquila. Desapegar de coisas/pessoas/situações que só parecem aumentar o efeito já pesado da gravidade. Eu tenho muita dificuldade em abrir mão, porque sempre acho que vai ter salvação ou ainda terá um uso no futuro ou pelo valor sentimental (sou um tiquinho acumuladora, admito). Mas tô em busca de mudar isso. E, por obra do destino ou do acaso, o projeto Capsule Wardrobe brotou no meio da minha timeline do Facebook e resolvi abraçar esse novo desafio!

“O guarda-roupa cápsula representa mais tempo + mais dinheiro + mais energia para as coisas que realmente importam na vida.” « imagem retirada do blog Un-Fancy »

A grande proposta do projeto (que em uma tradução literal seria Guarda-roupa Cápsula) é viver, durante uns três meses (que seria o tempo médio de uma estação do ano), somente com um número x de peças, sem comprar nadica de nada de roupa durante o período. A mente por trás da ideia é Caroline Rector, autora do blog Un-Fancy, onde ela fala mais do dia-a-dia e dessa experiência de viver – no caso dela – com apenas 37 peças no armário (!!).

A restrição do número de peças envolve apenas sapatos e peças de roupa, sendo que acessórios (bolsas, colares, lenços, anéis, cintos etc) estão liberados, afinal eles vão ser também grandes responsáveis por aquela cara diferente para a blusa ou calça que você vai usar algum bocado de vezes no período. Ah, roupas de academia, de ficar em casa, pijamas, roupas íntimas e biquínis também não entram na conta. Mas não vale sair comprando meio mundo de acessórios, né? Aqui o objetivo é viver com bem menos do que a gente pensa que precisa.

Lá no blog da Caroline, ela explica bem direitinho o que é esse Capsule Wardrobe e como criar o seu, que não necessariamente precisa ter o mesmo número de peças que o dela. Por exemplo, o meu guarda-roupa cápsula é composto por 50 peças, sendo: 9 pares de sapato, 12 partes de baixo (shorts, calças, saias), 21 partes de cima (camisetas, blusas, camisas, croppeds), 6 vestidos e 2 casacos/jaquetas (no meu caso, um kimono e uma camisa jeans mais grossa). Sim, é um número bem maior do que o da Caroline, mas foi o número de peças que me deixou confortável e não deu aquele mini pânico hahah Fora que é a primeira vez que faço algo do tipo e a vida é um eterno aprendizado, então com o passar do tempo é bem provável que o número vá diminuindo :) Mas conto pra vocês que, olha, já deu uma super melhorada no visual do meu armário e eu tô me sentindo muito bem e muito animada pra essa experiência!

Quem mais vai topar o desafio?

 

e aí, me conta o que você achou!

